Introdução

O serviço SPFBL é uma junção dos conceitos de SPF e DNSBL. O propósito deste serviço é melhorar o processamento SPF e reduzir a quantidade de consultas externas de um servidor de e-mail, na qual utiliza SPF e pelo menos um serviço qualquer de DNSBL.

 

Uma vez iniciado o serviço, as consultas podem ser feitas por programas clientes, como por exemplo o script “spfbl.sh”. Atenção! O script “spfbl.sh” necessita do pacote “netcat” (command “nc”) instalado para funcionar corretamente.

 

A listagem é realizada através do ticket SPFBL, que é enviado juntamente com o qualificador SPF da consulta:

user:~# spfbl.sh query "200.160.7.130" "gter-bounces@eng.registro.br" "eng.registro.br" "destinatario@destino.com.br"

PASS u2QbRApbumU-hCrf-vhKQd7NInkDRkwlrKnz9WaJBlatLpxXWR8C8Qwbw5LEe4bGz91CMbTzv_2nNS0LQv3C18z9oWgP6t7jr1N0qLmsuEk

Este ticket deve ser incluído no cabeçalho “Received-SPFBL” da mensagem para uma possível denúncia de SPAM futura.

 

Caso o serviço seja configurado para trabalhar com HTTP, os tickets serão enviados com seus respectivos prefixos da URL de quem gerou o ticket:

 

user:~# spfbl.sh query "200.160.7.130" "gter-bounces@eng.registro.br" "eng.registro.br" "destinatario@destino.com.br"

PASS http://<hostname>[:<port>]/u2QbRApbumU-hCrf-vhKQd7NInkDRkwlrKnz9WaJBlatLpxXWR8C8Qwbw5LEe4bGz91CMbTzv_2nNS0LQv3C18z9oWgP6t7jr1N0qLmsuEk

Este último método de denuncia com URL facilita o desenvolvimento de novas ferramentas, como plugins de mail client por exemplo, para que as denúncias sejam feitas diretamente pelo destinatário, aonde quer que ele esteja.

 

Caso a mensagem seja considerada SPAM pelo usuário, a mensagem deve ser processada pelo comando “spfbl.sh spam”, que vai extrair o ticket contido no campo “Received-SPFBL” e enviá-lo ao serviço SPFBL:

 

user:~# spfbl.sh spam <caminho da mensagem SPAM>

Reclamação SPFBL enviada com sucesso.

Cada denúncia expira em sete dias após a data de recebimento da mensagem e só pode ser denunciada até cinco dias após o recebimento.

Link oficial do projeto: https://github.com/leonamp/SPFBL

GTER 42: SPFBL: Aplicação P2P para prevenção de spam