Do not send e-mail to me!

DNSAL

Lista abuse do SPFBL

 

O DNS Abuse List (DNSAL) é uma tecnologia criada para armazenar endereços de e-mail da equipe de abusos de cada IP na Internet. Essa lista é usada pelo projeto SPFBL para envio de Abuse Reporting Format (ARF) diretamente para os processadores ARF da empresa responsável por cada IP. Isso facilita o combate ao abuso pois o ARF foi projetado para ser processado por máquinas e permite diversas ações automáticas, como congelamento da conta do remetente abusador sem necessidade de intervenção humana.

 

 

Propósito da DNSAL

 

A DNSAL tem como propósito centralizar um banco de dados de endereços de e-mail de abuso de cada IP na Internet. Todos os provedores que usam o SPFBL, com versão igual ou superior a 2.9, já utilizam a DNSAL por padrão. Por isso, qualquer novo registro em nossa DNSAL vai propagar para todos os provedores nesta condição e o endereço registrado passará a receber automaticamente os ARFs de todos os nós SPFBL destes provedores.

 

A DNSAL pode ser usada também por qualquer sistema de terceiro, bastando que tal sistema cumpra o requisito de fazer a consulta na DNSAL e enviar o ARF para o endereço de e-mail retornado, caso exista. Para que o sistema de terceiro seja completamente compatível com o SPFBL, o ARF deve atender exatamente às exigências da RFC 5965, e enviar este ARF sempre para o endereço registrado em nossa DNSAL. Tal sistema deve também incluir o texto no corpo do ARF:
 

You are receiving this abuse report because your IP is registered at https://spfbl.net/en/dnsal

 

 

Consumo da DNSAL

 

A obtenção do enderenço de e-mail abuse de um IP se dá por meio da consulta DNS no registro TXT do reverso deste IP na seguinte zona:

abuse.spfbl.net

 

Como exemplo, podemos consultar o endereço abuse de ambas versões de IP do host matrix.spfbl.net da seguinte forma:

root# dig +short TXT 229.253.233.54.abuse.spfbl.net
"leandro@spfb.net"
root# dig +short TXT 4.0.0.0.0.0.0.0.0.0.0.0.0.0.0.0.0.0.d.b.3.b.4.0.e.1.f.1.0.0.6.2.abuse.spfbl.net
"leandro@spfbl.net"
root#

 

 

Cadastramento na DNSAL

 

Qualquer empresa pode solicitar cadastro do endereço de e-mail do abuse em nossa DNSAL. Este serviço de registro é pago e o custo depende do range CIDR que se pretende cadastrar. Caso você pretenda registrar seus IPs em nossa DNSAL, contate-nos solicitando um orçamento e informando todos os IPs mais o endereço do abuse.

 

 

Descadastramento na DNSAL

 

Mudança de IP ocorrem o tempo todo, então qualquer solicitação de descadastramento sera atendida, deste que o solicitante possa provar que controla o range de IP registrado ou que controla o endereço de e-mail registrado. Se precisar que seu endereço ou range de IP seja descadastrado de um certo IP em nossa DNSAL, basta entrar em contato que iremos atendê-lo gratuitamente.